Como definir a Classificação Tributária (CClassTrib) no Admsis ERP

Uma das coisas que não estão claras Reforma Tributária de consumo é a chamada “Classificação Tributária”, CClassTribt ou ainda cClassTrib.

Uma fonte muito boa foi um vídeo do canal “Desvendando Enigmas Fiscais” (https://www.youtube.com/@DesvendandoEnigmasFiscais), criado pela especialista em tributação Jéssika Frizo, denominado “Como definir o CClassTrib – Passo a passo com exemplo” (https://www.youtube.com/watch?v=_5EVMQfihcU).

Recomendamos que assista o vídeo, clique no “Like” para que este conteúdo primoroso chegue para mais pessoas interessadas.

Em sua apresentação, ela monta um mapa mental, classificando em operações onerosas (que geram imposto) e não onerosas (que não geram imposto), sempre com base diretamente na legislação da reforma tributária e leis complementares.

Colocou como exemplo de operações não onerosas:

  • Remessa para Transporte
  • Retorno de Transporte
  • Outras Remessas
  • Outros Retornos

O cClassTrib para estas operações então se enquadra como 410999 (Operações não onerosas sem previsão de tributação, não especificadas anteriormente).

Outro exemplo colocado é de exportação, que tem artigo da lei informando se tratar de operação não onerosa, com cClassTrib específico 410004 (Exportações de bens e serviços).

Além de outros exemplos, existe a Bonificação, Amostra Grátis ou Doação, que possuem cClassTrib 410001 (Fornecimento de bonificações quando constem no documento fiscal e que não dependam de evento posterior)

À partir do minuto 32, Jéssika Frizo demonstra a parceria que ela tem com uma empresa que faz a leitura de XMLs e informa o cClassTrib de cada caso.

Não podemos tratar da ferrament aqui, pois não firmamos a mesma parceria, porém, uma vez definido qual o cClassTrib, trataremos de como o Admsis ERP criou isso de forma simples, através de seu cadastro de Operações.

Cadastro de Operações do Admsis ERP

O cadastro de operações é uma forma que a Admsis Informática criou para simplificar a configuração de impostos em um único ponto, tirando a necessidade do time comercial e do faturamento de conhecimentos tributários.

No exemplo abaixo, temos a classificação IBS/CBS 410001 e a configuração dos impostos existentes (ICMS/PIS/COFINS, omitidos na imagem para simplificar).

O pedido se resume a selecionar cliente, operação “Bonificação”, produtos e outras informações relevantes e os impostos são calculados automaticamente, incluindo na memória de cálculo a informação procedente, conforme calculadora RFB.

Para saber mais, acesse www.admsis.com.br